quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O QUE É ISSO AFINAL?

Bom dia, boa tarde e boa noite meus queridos
Sabe aquela hora que você está pensando longe e geralmente vem uma música na cabeça? E como ontem os sambistas me zuaram porque eu estava ouvindo Thiaguinho, resolvi ir um pouco lá atrás e ouvir Reinaldo, O Príncipe do Pagode. O nome da música é Agonia da Gente. Eu já havia ouvido diversas vezes, mas não tinha refletido sobre ela. Observem a letra:
Você sente ciúmes
Quando chego mais tarde
Chora pra me acompanhar
Quando vou a cidade
Cheira a minha camisa
Perfume diferente
E aí que começa
A agonia da gente
Você tem que lutar e acreditar
No amor que existe entre nós
Muitas vezes chorei, muitas vezes calei
Pra ouvir a sua voz
Me deixe !
Me deixe sair (me deixe sair)
Me libertar (me libertar)
Quero sorrir (quero sorrir)
Viver a cantar (viver a cantar)
Oh! meu amor (oh! meu amor)
Vou sempre te amar (vou sempre te amar)
Mas esse maldito ciúmes vai nos separar..
Fiquei pensando nisso. De onde vem o ciúme? É benéfico? Maléfico? É demonstração de amor? Ou de Posse? É de acordo com cada relacionamento ou da personalidade da pessoa? Insegurança, talvez? Falta de confiança? Quem é o culpado? Pois bem, vamos aos fatos....rsrsrs
De acordo com os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível, a uma relação valiosa ou à sua qualidade."[1]. Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito passivo do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - pivô do ciúme. Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada[2]. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.
Até entendi a teoria, mas continuo me perguntando: de onde vem essa coisa tão louca? Aí lá embaixo na página do google está escrito assim: "Pesquisas relacionadas a ciúmes: insegurança, traição, ciúmes excessivo, inveja, amor". Eiiiii mano, o que o amor tem a ver com isso? Os jornais são recheados de crimes motivados pelo ciúme, a internet a mesma coisa, vemos casais brigarem quase que diariamente e alguém ainda fala a famosa frase pronta "Só tem ciúme quem ama". Nãooo gente boa, quem ama, apenas ama. Quem ama, confia. Quem ama, respeita o espaço do outro. Quem ama, não dá brecha para sentimentos negativos. Tem algo mais "sem noção e ridículo" do que ficar tentando acertar a senha do e-mail do namorado(a)/noivo(a)/marido(esposa)? PELO AMOR DE DEUSSSS, não façam isso!!! É o cúmulo do rebaixamento, da desvalorização, da falta de confiança e até da falta do que fazer. Se não confia, chega no cara ou na mina e fala, joga a real, mas não dá uma de detetive de filme de 1820.
Alguns dizem que sentem ciúme porque o parceiro deu motivo em algum momento, mas aí, mesmo em outro relacionamento, fala que tem ciúme porque no relacionamento anterior o ex a(o) fez sofrer. Peraí molecada, o problema então está com quem mesmo?
Enfim, vamos viver gente, se ele (ela) está com você, é porque te ama, acredita nele, confia nele, não perde o precioso tempo com imaginações loucas. OLHA, QUEM AMA CUIDA, NÃO SUFOCA!!!!
Lembrança aos pais e beijos nas crianças

Um comentário: